Milho D'Oiro Associação cultural e Artistica de Gaviã

Milho D'Oiro Associação cultural e Artistica de Gavião | 969024388 | 927 993 869 | 967 110 156 | milhodoirogaviao@gmail.com

sexta-feira, março 14, 2014

Vamos Gavienses

No passado dia 10 de Março foi apresentado em Assembleia-geral, o relatório de atividades/gestão do ano 2013, tendo sido aprovado por unanimidade o seu conteúdo. Esta assembleia magna, pautou, uma vez mais, pela pouca afluência de sócios.
Sei que para além de dar muito trabalho ser dirigente associativo (e nem sempre ser devidamente reconhecido), uma boa receita para um projecto associativo vingar são necessários vários factores, entre os quais:

- Ter sócios e/ou pessoas com gosto de trabalhar em prol da comunidade;

- O apoio da comunidade local e alguns "mecenas"; e

- Uma sede ou instalações para se reunir e confraternizar

Convém salientar que não pretendo aqui fazer diagnósticos rigorosos nem trago receitas salvadoras. Pretendo simplesmente alertar e despertar consciências porque a nossa freguesia/concelho é riquíssima em associações e elas contribuem de forma significativa para o nosso crescimento, para o conhecimento que temos de nós e para as dinâmicas sociais e económicas locais.

A Milho D’Oiro tem como objectivo primordial desenvolver e fomentar a sua área de intervenção, conectando os associados e a população em geral a um determinado propósito, que terá como finalidade desenvolver a comunidade local. O voluntarismo é a sua nota marcante, contudo o voluntarismo associativo só tem um propósito: desenvolver culturalmente e economicamente o ambiente microeconómico no raio de actuação desta. Estamos a trabalhar para que o seu raio de actuação não consista somente na realização de eventos com carácter lúdico ou até mesmo desportivo mas sim, estabelecer alicerces sociais e económicos com a população em geral e as instituições locais (juntas de freguesia, câmaras, fundações e o tecido empresarial).
Pelo que vou apreciando e, pelas conversas que vou mantendo, constato que grande parte do associativismo está a passar por grandes dificuldades. Refiro-me ao associativismo assente simplesmente em voluntariado e não ao que se profissionalizou criando associações/empresa que aqui e ali vão aparecendo.
Vamos, Gavienses, estar no movimento associativo é uma das componentes do exercício consciente da cidadania, da liberdade de expressão e de acção. Ao associativismo não compete apenas dar resposta a necessidades colectivas de ordem económica, social ou cultural; ao associativismo compete ser contra-poder até onde for necessário, promover e proteger o direito ao livre arbítrio, educar para a intervenção sobre a comunidade e a sociedade.
Juntos, envolvendo também as autarquias, esperam-se outras formas de colaboração e de financiamento, para que a nossa cultura local seja um baluarte para as pessoas, uma esperança que se fortalece para que o futuro esteja sempre assegurado. Pior que vivermos só para nós próprios é deixarmos também de ter memória e acantonarmo-nos no vazio dos dias que passam sem histórias e lembranças.

Paulo Cid


Sem comentários: